Sites interessantes para favoritar no navegador!

Faz um tempo que não publico aqui! E hoje não vim com o propósito de brigar com ninguém, debater (embora goste mais disso) ou criticar. Hoje vim trazer sites que podem ser interessantes e úteis para a galera, portanto seria bom tê-los gravados e salvos na abinha de favoritos. Alguns eu visito diariamente, outros frequentemente, outros ainda esporadicamente… o importante é que nunca me desaponto quando visito algum deles! Vamos lá:

TED TALKS


Ah.. todos sabem que sou viciada nesse site! Inclusive tenho o aplicativo no celular.
Talvez muitos de vocês já o conheçam ou tenham visto um vídeo ou outro de lá. É um site que reúne apresentações, performances e palestras de diversas áreas e também do mundo todo (tivemos, no Brasil, o primeiro TEDx este ano ainda; em Portugal também tive o prazer de presenciar palestras do primeiro TEDx Coimbra, todavia o evento já fosse “de casa” em outras cidades lusitanas). E o mais legal: as palestras são em inglês, mas não serão problemas para aqueles que não falam, pois muitos vídeos têm legendas!
O TED tem os vídeos separados por temas ou autores – fica à escolha –, aliás: se você chegou no site sem saber o que procura, eles têm até uma ferramenta em que você pode escolher o tema (ou deixar livre) e clicar em “surpreenda-me”, e eles prepararão uma playlist de videos para que assista.
Sou grande fã do site e continuo visitando inúmeras vezes, pois de lá tirei muitas ideias e mudei muito meu jeito de pensar, além de expandir meus horizontes. RECOMENDO!

Subtópico – TED-Ed:

Aos que estão na área da educação, como eu, podem focar no TEDed se quiserem, que é o TED Education. Nessa vertente, os vídeos seguem a mesma dinâmica do site antecessor (categorias, matérias, autores), porém voltado para a educação. São assuntos acadêmicos ou escolares, também de ótima qualidade.

 COURSERA

Coursera é um site recente e continua em sua versão beta. É uma parceria, atualmente, entre 16 universidades internacionais, bastante boas e famosas (como University of Virginia, University of Toronto, University of Michigan, Standford, Princeton, etc), que oferecem cursos on-line gratuitos. É só se cadastrar no site (não custa nada) e se inscrever nos cursos que gostar.
A má-notícia, para aqueles que não falam inglês, é que os vídeos não tem legenda (a maioria) nem dublagem, portanto tem que estar afiado na língua do senhor Shakespeare, ou com muita disposição para treinar. Não achei o áudio difícil (claro que, por hora, só comecei um curso, posso ter dado sorte com o professor; os outros ainda não iniciaram) e o conteúdo é muito bem organizado. São cursos de um semestre, variando pra mais ou pra menos, e que também têm exercícios para analisar a compreensão do aluno! Pois é! Também é possível criar fóruns de discussão, dentro do curso. No meu, por exemplo, nessa brincadeira de explorar os tópicos dos fóruns, descobri que existem MUITOS brasileiros no mesmo curso que eu! Legal, né? Aproveitem então!

COUCHSURFING

Ta aqui outro site que adoro e faço questão de participar! Traduzindo ao pé da letra, Couchsurfing significa “surfando no sofá”. Isso porque se trata de uma espécie de rede social dos mochileiros, para que estes possam se ajudar, oferecendo e requisitando hospedagem nos lugares onde passam. É uma forma de economizar uma grana e também de conhecer gente diferente, cultura diferente e aprender coisas novas! Medo? Não precisa preocupar se for bom observador. Em cada perfil dos membros do couchsurfing, você pode ver os grupos dos quais o membro participa, as referências deixadas por pessoas que hospedaram ou foram hospedadas por ele, pessoas que viajaram com ele ou que o conhecem de alguma forma. Pode também adicionar amigos e fotos, enfim: uma rede social completa para ajudar mochileiros e conectar pessoas! Isso tudo de graça, mas claro que você pode contribuir com o site se achar pertinente! Certamente será um gesto bem-vindo 🙂

Resumindo: você se cadastra de graça, ganha hospedagem (ou companhia) na faixa e ainda conhece gente/línguas/culturas/ideias novas! Não é genial?

KHAN ACADEMY

A explicação no site deles tá tão boa que vou, descaradamente, copiar de lá pra cá; acho que é suficiente pra vocês conhecerem: “A Khan Academy é uma organização não governamental que tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação por meio de vídeo-aulas online disponibilizadas gratuitamente. Além dos vídeos, o site conta com um módulo de exercícios e um painel que permite ao usuário acompanhar seu desempenho. Todo conteúdo é aberto.”

O site original é em inglês, vocês podem conferir clicando aqui. E, claro, tem muito mais vídeos (cerca de 3.300)! Mas o Khan Academy em português também está indo muito bem! Copiando, outra vez do site: “A Fundação Lemann, em parceria com o Instituto Natura e o Instituto Península, está trazendo a Khan Academy para o Brasil, traduzindo os vídeos de Aritmética, Biologia, Química e Física para o português e levando a ferramenta para escolas públicas.”. Bom para aquele seu filho, seu primo, seu sobrinho (ou mesmo pra você) em fase de aprendizado e com dificuldade nas áreas exatas e biológicas!

EDUCOPÉDIA

Ainda na linha da educação, mas agora abrangendo não só alunos como também professores, apresento: Educopédia! Trata-se de uma plataforma colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas. As aulas incluem planos de aula e apresentações voltados para professores que queiram utilizar as atividades nas salas, com os alunos. Cada uma delas possui temas, competências e habilidades contempladas nas orientações curriculares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Essas orientações curriculares de cada ano e cada disciplina foram divididas em 32 aulas digitais, que correspondem às semanas do ano letivo, retiradas àquelas voltadas para avaliações e revisões. (Sim, eu copiei do site outra vez!). Você pode ter acesso como visitante ou se cadastrando! Aproveite! 🙂

TASTE KID

Esse é um site bem interessante! Ele provê recomendações de músicas, bandas, autores, filmes, jogos, shows, enfim: tudo, baseado no que você pesquisou. Nunca me decepcionou. É uma ferramenta para achar “coisas similares”. Sabem aqueles momentos que você joga no google “filme parecido com Donnie Darko”? “Bandas estilo ACDC”? Pois é, é pra essas horas! Vale conferir!

—————-

Por hoje é isso! Espero que tenham gostado e usufruam bem dos serviços 🙂

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s